O ministro enfatizou que as big techs detêm todas as informações dos usuários e utilizam inteligência artificial para analisar preferências e direcionar publicidade.
Da Redação
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Atualizado às 15:39
Durante a sessão desta quarta-feira, 16, em que o STF retomou o julgamento sobre a possibilidade de decretação judicial de quebra de sigilo de dados telemáticos - como buscas online - de grupos não identificados de pessoas em procedimentos penais, o ministro Alexandre de Moraes criticou o papel das redes sociais e das grandes plataformas de tecnologia, enfatizando o uso que fazem das informações dos usuários.
"Eu sempre repito que, e esse é o grande problema das redes sociais, das grandes plataformas, das big techs, elas, sim, têm todas as nossas informações, todas. Não existe um banco de dados maior do que o Google tem, e não existe um banco de dados maior, não regulamentado e utilizado para proveitos econômicos pelo Google do que ele obtém com as nossas consultas", afirmou o ministro.
Moraes destacou ainda que, por meio de inteligência artificial e algoritmos, essas empresas conseguem saber as preferências dos usuários, desde o que gostam de ler até o que escutam, direcionando, assim, a publicidade de forma precisa.
Confira o trecho: